sábado, 26 de julho de 2014

Ter o próprio negócio ou ser empregado, eis a questão!

                Essa é uma questão bem difícil, eu cresci ouvindo dizer que é melhor vender banana na feira do que trabalhar para os outros, e nesse pensamento eu comecei cedo, com 15 para 16 anos eu comecei a trabalhar como letrista, já que eu sabia desenhar e morava em um lugar muito ruim de emprego. Me lembro que tinha feito um curso profissionalizante a distância de desenho artístico e publicitário. Trabalhei até os 18 anos, quando terminei o ensino médio e voltei a morar no Rio na cidade de Petrópolis, e lá como era uma cidade bem maior não se via mais letreiros feitos a mão, então consegui um emprego em uma joalheria de um primo da minha avó, o dinheiro que ganhava eu investi boa parte em cursos de informática, que é uma área que sempre gostei, e em um curso de desenho e modelagem 3D. Depois de um ano voltei para o interior do Ceará, onde trabalhei mais um ano como letrista. Nesse tempo entrei na faculdade de Sistemas de Informação. Parei de trabalhar como letrista e abri uma pequena Lan House com ajuda da minha avó, que em um ano e meio já tinha dobrado de tamanho e tinha ainda uma loja de informática com assistência técnica e uma locadora de vídeo game. Terminei a faculdade em 2013.2 e decidi me desfazer do negócio e morar em uma cidade grande para continuar estudando e trabalhar em uma grande empresa de T.I..
               Foi nesse momento que percebi que todo o tempo que passei sendo dono da minha empresa e trabalhando por conta própria jogaram contra mim, porque apesar de bastante experiência na área de suporte de T.I., realizando manutenções em desktops e notbooks, trabalhando com pequenas redes residenciais e de escritórios, e coisas desse tipo, eu não era conhecido, ou melhor, reconhecido no mercado de trabalho, pelas outras empresas de T.I., ou por grandes empresas que tenham departamento de T.I., porque não tinha como comprovar as atividades que eu exercia, e acrescentando a isso o fato de que mudei para a capital e não conhecia nada e ninguém, o preço foi começar do zero, como terceirizado, vindo de uma oportunidade que surgiu eu diria do acaso se não acreditasse em Deus. E agradeço a Deus por ter sido como terceiro para trabalhar em uma grande e excelente empresa.
               Se fosse hoje, eu teria procurado fazer carreira dentro de alguma empresa, começando com algum estágio, e é claro, estudando bastante sempre. Isso porque a minha vontade sempre foi trabalhar em grandes empresas de T.I.. Mas nem todos têm os mesmos sonhos, se você pensa em morar longe das capitais, eu acho que quanto mais no interior você morar, mais você deve pensar em abrir sua própria empresa, visto que os salários são baixos e as oportunidades são poucas e normalmente não são regularizadas. Já para quem mora nos grandes centros e capitais eu aconselharia a procurar o quanto antes se engajar em uma empresa, para poder formar uma carreira, porque é bem mais fácil sair de uma empresa e abrir o próprio negócio mais tarde, e caso não der certo, você já tem um currículo comprovado para poder estar de volta ao mercado.
               Sempre tenha em mente que idade e experiência comprovada fazem toda diferença no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário