segunda-feira, 28 de julho de 2014

Cursos Tecnólogos: Mitos e verdades

       Os cursos de nível superior no Brasil se dividem em três modalidades reconhecidas pelo MEC, sendo elas: Bacharelado, Licenciatura e Tecnológico. Os cursos de licenciatura são voltados para pessoas que querem ser professores, enquanto os cursos técnológicos são voltados para o mercado de trabalho fora da sala de aula, visando algo mais prático, já o bacharelado abrange tanto um quanto outro. A questão é que hoje muitas pessoas estão procurando o curso tecnólogo devido ser uma formação de curto tempo, geralmente 2 anos e meio, e a oferta desses cursos também está em alta, e isso tem gerado certas dúvidas e boatos quanto ao profissional tecnólogo, e vamos falar sobre algumas delas aqui.
 
1-Tecnólogo é um curso de nível superior?
 
       Sim, como dito à cima, tecnólogo é um curso superior e é reconhecido pelo MEC como tal.
 
2-Tecnólogo pode fazer concurso para nível superior?
 
      O contratante tem autonomia para decidir a qualificação do servidor que busca. Contudo, caso a exigência seja de nível superior e/ou graduação, o formado em cursos tecnólogos está apto a prestar o concurso. Ressalte-se a exceção em caso de solicitação específica da formação em licenciatura e/ou bacharelado. Portanto, o fator determinante é o teor do edital de cada concurso no qual estarão discriminados os títulos exigidos.
 
 
3-Um tecnólogo pode fazer especialização, mestrado e doutorado?
 
       Sim, como o tecnólogo é um curso superior, o aluno que concluir o curso pode dar continuidade aos estudos sem problema.
 
 
4-O profissional tecnólogo tem igualdade aos profissionais de bacharelado em relação a cargos e salários?
 
       Bom, essa é uma questão mais complexa já que são as empresas que determinam os cargos e salários, então isso vai variar de empresa para empresa, e da área escolhida.
 
      Qualquer dúvida leia a lei na íntegra acessando:  http://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/109224/lei-de-diretrizes-e-bases-lei-9394-96
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário