domingo, 27 de julho de 2014

FIAT e a propaganda que foi contra a moral e os bons costumes

                Acho que essa foi uma das piores jogadas de marketing que eu já vi, fazer uma propaganda que agride a moral e os bons costumes e que passa em qualquer horário do dia. E para piorar na verdade foram duas. Essa foi a furada que a equipe de publicidade da FIAT ou sua agência contratada fez, imagine em plena tarde, você e seus filhos na sala e uma propaganda mostra naturalmente pessoas falando palavrão como se isso fosse uma coisa bonita, educada e normal, jogando aquilo que você tenta ensinar a seus filhos pelo ralo...
               Rapidamente após criticas é claro, tentaram contornar a situação mostrando uma outra versão das propagandas substituindo os palavrões por palavras parecidas... o que também não colou e as propagandas foram removidas.
                A equipe de marketing levou o conceito de marketing agressivo ao pé da letra e não fizeram seu dever de casa estudando o que isso significa. Não param para analisar o público alvo, que no caso da FIAT abrange diversas classes sociais e com crenças diferentes, com diferentes modos de pensar, mas que no geral, a sociedade ainda presa pela moral e os bons costumes.
              Se existir um guia do que não fazer em uma campanha publicitária, com certeza essa campanha consta nessas páginas. Eles não estavam tentando vender CD’s de funk para jovens adolescentes rebeldes, o que talvez daria certo com uma propaganda nesse tom.
                Deixei aqui o link das duas propagandas para quem quiser ver:




Nenhum comentário:

Postar um comentário