domingo, 27 de julho de 2014

Cursos EAD's VS Cursos Presenciais

       Os cursos que fazem parte da modalidade EAD – ou Ensino a Distância, geralmente sofrem certo preconceito em relação aos cursos presenciais, e muitas vezes nós ao ouvirmos falar que um determinado curso é a distância já logo descartamos. Mas será que esses cursos não são eficientes? Quais as vantagens e desvantagens dessa modalidade de curso? É sobre isso que vamos falar nesse artigo.
        A minha graduação eu fiz em modo presencial, como a minha pós graduação está sendo feita também em modo presencial também, porém eu já fiz vários cursos na modalidade EAD na área técnica de informática, e hoje eu faço um curso de inglês à distância, e eu não trocaria hoje o curso de inglês que eu faço por um curso presencial, isso pela quantidade de atividades que tenho no curso, como duas horas de aula ao vivo com professores por dia, e acesso ilimitado a aulas de conteúdo no site, todo esse acesso a horas/aula e conteúdo não se tem em um curso presencial.
        Então antes de optar por um curso EAD ou criticá-lo, algumas coisas devem ser levadas em conta, e vamos ver quais são elas...

Vantagens do curso Presencial:
  • Contato pessoal com professor(a), o que pode facilitar em caso de dúvidas;
  • Formação de turma e com isso a construção de um network, não só com a turma, mas com professores, coordenadores, e alunos de outras turmas e cursos;
  • Uma maior obrigação e responsabilidade com horários, entrega de trabalhos e provas;
Vantagens do curso EAD:
  • Flexibilidade no horário;
  • Maior disponibilidade de conteúdo (o conteúdo está lá todo o tempo, basta acessar);
  •  Menor custo (não é uma regra, mas na maioria das vezes sai mais em conta);
  • Economia de tempo e dinheiro com transporte;
Outra questão a se levar em conta é a área de estudo, se a área exigir certos ambientes e ferramentas para a prática que não são possíveis de conseguir com a mesma qualidade em casa, opte pelo curso presencial. Cursos na área de idiomas, administração, marketing e a maioria dos cursos de T.I. são bons exemplos de cursos que podem ser feitos a distância, tanto, graduação, como pós graduação, ou cursos de aperfeiçoamento, mesmo assim lembre-se sempre da importância de um bom network, e que para tal, cursos presenciais são uma boa ferramenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário