sábado, 26 de julho de 2014

Emprego: Experiência VS oportunidade

                Todos nós sonhamos com uma carreira bem sucedida em alguma área que nos identificamos, e muitos de nós damos duro para chegar ao emprego dos sonhos, porém isso de forma alguma é uma tarefa fácil.
                Muitas vezes nós estudamos arduamente, procuramos fazer cursos, lemos livros, artigos, fazemos pesquisas na internet, porém não temos uma coisa chamada EXPERIÊNCIA, e quando batemos na porta do mercado de trabalho essa palavra ganha um peso enorme e esse peso cai sobre as nossas cabeças nos deixando nocauteados e sem direção.
                Como podemos ter experiência sem que nos seja dado a OPORTUNIDADE de começar, de podermos mostrar do que somos capazes. São poucas as empresas que dão essa oportunidade, e é difícil essa oportunidade ser exatamente na área a qual queremos. E para piorar as coisas, nós vemos pessoas muito menos preparadas do que nós que conseguem uma oportunidade. Geralmente, até mesmo aqueles bagunceiros do fundo da sala parecem ter mais sorte do que nós, e isso atinge ainda mais a nossa auto-estima. Como eles chegaram lá?
                Bom, geralmente essas pessoas tem o que chamamos de “QI” ou em um português mais claro, “Quem indica”. Elas têm alguém que por algum grau parentesco ou uma amizade indicam elas para um emprego e elas conseguem o que para nós parece uma tarefa impossível. E nós, esforçados e estudiosos, muitas vezes anti-sociais ou “nerds” esquecemos ou simplesmente ignoramos o poder de um bom network.
                Sim, o network pode ser a solução para a difícil tarefa de conseguir ser ouvido por uma empresa e tornar suas habilidades conhecidas por quem realmente interessa. Muitos de nós enviamos currículos e torcemos para sermos chamados, e se fossemos chamados sabemos que poderíamos ganhar a vaga, mas parece que o papel não tem sido nosso melhor representante, e não subestime o poder de alguém de dentro falando aos ouvidos do chefe: “Eu conheço alguém para essa vaga”.
                Então, não deixe de estudar e se preparar, nem pare de enviar currículos,  mas vá atrás de conhecer pessoas e fazer o seu marketing pessoal, formando um bom e grande network, comece com as pessoas do seu trabalho, da faculdade, do curso de inglês, da igreja. Em todo lugar há uma oportunidade de aumentar o seu network, e não se feche, querendo formar um network apenas com pessoas da sua área, afinal, pessoas conhecem pessoas, e áreas de conhecimento um dia se cruzam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário