sábado, 12 de março de 2016

Uma alternativa para o Git...

          Bom pessoal, o Git é uma ferramenta muito bacana, principalmente para manutenção do sistema, alteração de um arquivo e tal, porém, aqui nesse momento, nós iremos fazer algumas alterações que são bem mais produtivas se feitas usando uma ferramenta que eu possa manipular as pastas e arquivos como se estivesse localmente. Dessa forma vamos usar 2 programinhas.

  Primeiro vamos usar o PuTTY que você pode estar baixando pelo link http://www.chiark.greenend.org.uk/~sgtatham/putty/download.html procurando ao parecido com  putty-0.67-installer.exe  abaixo de uma frase que diz: A Windows MSI installer for everything except PuTTYtel. Após baixar pode realizar a instalação normalmente.

       Depois de instalar, execute o PuTTYgen, clique em conversions no menu e em seguida em Import key. Na tela de busca, selecione Todos os arquivos ou All Files e navegue até o diretório:

C:\Users\seu usuário\.ssh

E selecione o arquivo id_rsa.


Salve a chave no mesmo diretório clicando em Save private key com a extensão .ppk colocando o nome que desejar. Agora feche o PuTTYgen.

Para a segunda parte, vamos precisar do WinSCP que você pode está fazendo o download em http://winscp.net/. Instale o programa normalmente e execute-o.


    Clique em Advanced... e na tela seguinte, na lateral esquerda, clique em Authentication, abaixo de SSH, preenchendo o campo Private key file com a chave que geramos com o PuTTYgen e clique em OK.


Agora preste atenção nesses passos! Para pegar o Host name e User name vamos precisar acessar o Openshift e acessar a nossa aplicação. 


Você irá encontrar uma frase no lado direito: Remote Access. Embaixo tem um link que ao clicar seleciona um código parecido com:

563s01d22d55721db8698720@portfolio-gbdanieloliveira.rhcloud.com

Onde 563s01d22d55721db8698720 é o usuário

E portfolio-gbdanieloliveira.rhcloud.com é o Host name.

A senha é a que você cadastrou no site do Openshift.

       Depois basta clicar em Login e pronto, estamos conectados no servidor através de uma conexão SSH. 



        O que aparece do lado esquerdo é a sua máquina local, e do lado direito é o servidor na nuvem. O que está marcado de vermelho é para auxiliar a navegar na sua máquina, onde você pode escolher o diretório para navegar. o mesmo acontece no lado servidor. Na próxima aula você irá entender melhor. O próximo passo será a configuração do Wildfly para aceitar se conectar com o Postgresql.






Nenhum comentário:

Postar um comentário