domingo, 13 de março de 2016

Entendendo o funcionamento do Openshift e dando os primeiros passos

           Agora que a conta está criada, é preciso entender como funciona a hospedagem na Openshift.

         Após fazer o login, você verá uma tela para criar a aplicação. Clicando em adicionar aplicação, você verá uma tela com vários servidores de aplicação, servidores de banco de dados e até gerenciadores de conteúdo como Wordpress e Drupal.

         Na conta gratuita, você tem direito a até 3 aplicações diferentes, sendo cada uma com 1 GB de disco e 512 MB de Ram. Esse conjunto de hardware disponibilizado é chamado de Cartridges ou cartuchos em português. Caso haja necessidade, você pode combinar um ou mais cartridges para a mesma aplicação, ou deixar a aplicação escalável, e o servidor irá alocar mais memória ou disco quando necessário, o que diminuíra o número de aplicações possíveis.

         Uma aplicação WEB geralmente precisa de duas coisas: Um servidor de aplicação (container WEB) e um banco de dados. Então isso nos custará a principio 2 cartuchos no mínimo.

         Agora vamos com calma! Antes de instalar qualquer coisa no servidor, vamos nos preparar para podermos gerenciar a nossa aplicação. Vamos instalar as ferramentas necessárias para o acesso ao servidor. Precisamos de 3 coisas: Ruby, Git e rhc.

Primeiro vamos instalar o Ruby. Acesse o site http://rubyinstaller.org/downloads e baixe o instalador. Ao instalar certifique-se de que a opção Add Ruby executables to your PATH seja marcada.

Depois vamos instalar o Git. Acesse o endereço https://git-for-windows.github.io/ e faça o download. A medida que a instalação for seguindo, cuide em marcar as opções:

·        Run Git from the Windows Command Link Prompt
·        Checkout Windows-style, commit Unix-style line endings
·        Use Windows' default console window

E por último, instale o rhc, que é um conjunto de ferramentas do Openshift para gerenciar as aplicações via prompt de comando. Com ele, podemos criar, parar e restartar as aplicações, fazer uma conexão ssh com o servidor e acessar as aplicações localmente, entre muitas outras coisas.

Para isso temos que abrir o prompt de comando e executar algumas configurações, siga com atenção as instruções:

gem install rhc

Após o termino da instalação, digite:

rhc setup

Será pedido seu login(e-mail) e senha de acesso ao site, e após fornecê-los, aparecerá um pedido para aceitar gerar um token (chave criptografada) que será armazenado na conta do usuário logado no Windows.

C:\Users\seu usuário\.ssh\id_rsa.pub

Depois o prompt irá perguntar se você deseja fazer upload da chave gerada, basta responder yes para sim e pressionar enter. Nesse momento será feito uma verificação de domínio no servidor, e como é o primeiro acesso, o domínio não existe e será pedido para você fornecer um.

Please enter a domain (letters and numbers only) | <none> |:

O domínio pode ser o seu nome, o nome da sua empresa, etc. Sem espaços ou caracteres especiais. Após criar o domínio, irá aparecer no prompt uma lista de aplicações que o Openshift suporta nativamente (sim, é possível instalar de outras fontes) e a linda mensagem:

Your client tools are now configured.


Pronto! Agora temos as ferramentas necessárias para criar e configurar nosso servidor de aplicação e banco de dados no Openshift que é nosso próximo passo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário