segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Tunando sua Linha de Comando Windows

As vezes compramos computadores e pela praticidade dos drivers e outras coisas que já vem instaladas ou pela pouca familiaridade com o Linux não queremos mudar o nosso S.O., porém como desenvolvedores as vezes queremos usar alguns comandos do Linux para auxiliar algumas tarefas.

Passando por isso, encontrei duas ferramentas legais e que trabalham juntas para isso.

A primeira, chamada Scoop.sh, permite pesquisarmos e instalarmos coisas via linha de comando de forma muito fácil, semelhante o Linux.

O endereço para essa ferramenta é:


Para instalar, abra o PowerShell como administrador e digite os 2 comandos abaixo:

1.     Set-ExecutionPolicy RemoteSigned -scope CurrentUser
2.     iex(new-object net.webclient).downloadstring('https://get.scoop.sh')

Esse vídeo de demonstração também é encontrado no site do scoop:


         
O scoop funciona como um gerenciador de aplicações, ou seja, o que você instala com ele, ele mantém uma lista pra que você possa gerenciar: usar, atualizar, desinstalar, etc.

O comando scoop list  mostra o que você tem instalado. O comando scoop search nomeDeUmPrograma busca um programa no repositório e lista para você escolher o que vai instalar.

Então agora vamos instalar o utilitário que disponibiliza comandos do Linux para a linha de comando do Windows. O nome dessa ferramenta é busybox.

Você pode saber mais sobre esta ferramenta em:


Os comandos são:

1.      scoop search busybox
2.      scoop install busybox
3.      scoop list

Outras ferramentas que eu aconselho são openssh, nano, 7zip. Daí em diante basta ir instalando e usando o que precisar, como git, node, etc...

Espero ter ajudado, até a próxima!

2 comentários:

  1. Olá. Muito legal vc ter falado do Scoop aqui. Tenho usado e gosto bastante. Queria falar sobre ele no meu blog também, parece que há pouco conteúdo sobre essa ferramenta em portugues ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, tem pouca coisa, mas no windows 10 agora vc pode habilitar um Linux nativamente também. https://docs.microsoft.com/pt-br/windows/wsl/install-win10

      Excluir