Pessoas
são diferentes, pensam diferentes e agem de maneiras diferentes a cada
situação. E é impossível evitar que exista algum conflito no trabalho em algum
momento, o que se deve fazer é estar disposto a resolver o conflito da melhor
forma possível para ambas as partes.
Não é
bom envolver uma terceira pessoa no conflito, a menos que essa outra pessoa
tenha poder de decisão sobre a causa raiz do conflito. Ou seja, evite fofoquinhas,
é melhor procurar a pessoa responsável diretamente por você e explicar a
situação. O quanto mais rápido isso for feito, melhor para as partes e também para
a empresa, que perde com a distração, falta de comunicação, e quebra de
confiança que os conflitos trazem.
As
pessoas responsáveis por cuidarem de outras pessoas na empresa como lideres,
supervisores, coordenadores e gerentes, devem observar se existe alguém que
sempre é ponto de conflito, e procurar trabalhar com essa pessoa as questões
necessárias de maneira clara e aberta, tentando trazê-las para o time, e se não
der certo, ponderar se os benefícios trazidos por essa pessoa valem o preço
pago pelos problemas causados por ela.
A casos
em que pessoas procuram aceitar alguns tipos de intrusão ou perseguição nas
suas tarefas diárias para evitar conflitos, e com isso vivem no trabalho um
verdadeiro inferno, não podendo desenvolver suas atividades da melhor forma
possível, e isso sem dúvida é um erro que prejudica a pessoa e a empresa, que
perde no potencial do colaborador. É recomendado que a pessoa procure o seu
superior e informe o que tem acontecido, para que o ambiente de trabalho seja o
melhor possível.
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