quinta-feira, 2 de junho de 2022

Matriz de Rastreabilidade - Mapeando os impactos das alterações do sistema

 

Nesse artigo eu falar sobre Matriz de Rastreabilidade. Essa matriz é um gráfico que mostra a dependência entre partes do sistema.

 

         O objetivo é ter uma ferramenta visual de rápida identificação de áreas que precisam ser testadas para evitar erros em produção devido à falta de testes suficientes após alterações que parecem pontuais, mas na verdade tem um impacto maior.

 

         A matriz possui 2 eixos: Manutenção e Impacto; e é construída colocando o nome dos módulos do sistema (ou partes importantes que se deseja controlar, como por exemplo, um método que é muito usado) em ambos os eixos, e depois marcando os pontos onde há dependências.

 

         Aqui abaixo tem um exemplo:

 


 

         A matriz de rastreabilidade pode ser feita por qualquer pessoa da equipe, mas um DEV tem maior conhecimento dessas dependências e pode dar uma grande ajuda.

 

Essa matriz pode ser bem grande dependendo do tamanho do sistema e do nível de detalhes, que pode mudar de acordo com a necessidade, por exemplo, pode ser mapeado módulos mas também classes ou métodos muito utilizados.

 

Deve ser atualizada sempre que novas dependências forem encontradas e estar disponível para a equipe de testes e homologação calcular o que testar e ter uma ideia do tempo dos testes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário