terça-feira, 12 de abril de 2022

Glowroot - Ferramenta grátis para profiling remoto de aplicações Java

       Hoje vou apresentar uma ferramenta de profiling gratuita para aplicações Java, o Glowroot. 
   
    Mas primeiro uma rápida explicação dobre o que é profiling. Profiling é o processo de monitoramento e medição de desempenho das aplicações para manutenção e melhoria de performance e busca de erros que levam a queda do sistema. 
    
    Existe uma vasta variedade de programas que fazem esse tipo de serviço, a maioria deles é pago, e os gratuitos geralmente são bem limitados ou não tem uma interface web para acesso remoto. O Glowroot é uma boa opção porque é gratuito e tem a interface web, facilitando o trabalho. Antes dele eu usava o Jvisualvm que já vem por padrão nas JDKs (até a versão 8 se não me engano) mas é bem limitado e exige que o servidor tenha a parte gráfica habilitada e o acesso direto ao programa. 
    
    O Glowroot permite acompanharmos o uso de memória, mostra as falhas a nível de métodos, permite vermos as consultas mais pesadas da aplicação, etc. Ou seja, uma ferramenta completa e de fácil instalação. 

     A ferramenta pode ser baixada no seguinte endereço: https://glowroot.org/ 
    
    Lá também tem as instruções de instalação. Após instalar o Glowroot, na pasta glowroot vai ser criada uma subpasta de logs e uns arquivos. Para disponibilizar o Glowroot pela web é preciso alterar o endereço de 127.0.0.1 para 0.0.0.0 no arquivo admin.json. 

    A versão disponível nesse endereço é sempre a última, para versões anteriores você pode acessar o repositório do projeto: https://github.com/glowroot/glowroot/releases.

    Você também pode ver uma demo da aplicação rodando como na imagem abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário