terça-feira, 24 de setembro de 2019

Forçando o Maven a colocar as libs em WEB-INF/lib

    Quando o Maven não colocar as libs dentro do pacote WEB-INF/lib no projeto por algum motivo, nós podemos dizer ao Maven para fazer isso através da seguinte instrução a ser adicionada no pom.xml:

<plugin>
    <groupId>org.apache.maven.plugins</groupId>
    <artifactId>maven-dependency-plugin</artifactId>
    <executions>
        <execution>
            <id>copy-dependencies</id>
            <phase>prepare-package</phase>
            <goals>
                <goal>copy-dependencies</goal>
            </goals>
            <configuration>
                <outputDirectory>./WebContent/WEB-INF/lib</outputDirectory>
                <overWriteIfNewer>true</overWriteIfNewer>
            </configuration>
        </execution>
    </executions>
</plugin>

   
    Assim estamos especificando como ele deve executar um goal (objetivo) dentro de uma phase (fase) de build. Verifique se no seu projeto o outputDirectory realmente é "./WebContent/WEB-INF/lib".

    Espero ter ajudado!

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Passando argumentos para a JVM usando a IDE Eclipse e o Tomcat

    Nesse artigo vou mostrar como pasar para parametros para JVM como a quantidade mínima e máxima de memória que deve ser alocada e outros parâmetros que sejam necessários.
   
    Na aba Servers do eclipse, já com o Tomcat adicionado, clique duas vezes sobre o servidor desejado, isso irá abrir o overview do servidor, uma janela de "visão geral".



    Nessa tela, em General Information você encontra a opção open launch configuration,  clicando nela, será aberta a tela de configuração:



    Vá para a aba Arguments e passe os argumentos que você precisa no campo VM Arguments:


  
    Pronto, coloque os argumentos que deseja, aplique e clique em ok!

domingo, 8 de setembro de 2019

Trabalhando com múltiplas versões do Node e Angular na mesma máquina


Nesse post eu vou trazer algo bem interessante que aprendi na minha primeira semana no novo emprego: como trabalhar com mais de uma versão do Node e do Angular na mesma máquina de forma simples.

Quem costuma trabalhar em projetos diferentes e por vezes com versões diferentes do Angular, sabe que este pode exigir versões diferentes do Node, e justamente para facilitar essa tarefa existem dois carinhas muito interessantes: um é o NVM e o outro o NPX. Na verdade, existe um projeto chamado NVM (Node Version Manager) para Linux/Mac e outro projeto homônimo para Windows. Já o NPX vem no próprio NPM.

Basicamente a tarefa do NVM é manter versões do Node diferentes instaladas na máquina, e ao dizer para ele qual usar (com o comando nvm use) ele vai preparar as variáveis de ambiente e disponibilizar a versão de forma transparente.

O uso da versão para Windows depois de instalado basicamente se resume a:

nvm install 10.16.3
nvm use 10.16.3

Segue o link para os projetos NVM:       

Versão para Windows:

Versão para Linux/Mac:

Agora vamos falar sobre o NPX. Como já mencionei ele vem com o NPM a partir da versão 5.2.x pelo que pesquisei, e o que ele faz é executar projetos a partir das libs do próprio projeto, onde estão os binários necessários, sem ter que instalar nada globalmente. É o package runner do npm. E caso algo que eu queira executar não exista na máquina, ele baixa e executa, depois apaga o que foi baixado para não deixar sujeira na máquina. Inclusive ele roda projetos diretamente a partir do GitHub.

Para instalar basta digitar:

npm install -g npx

          E como estamos falando de Angular, para executar os comandos basta colocar o npx na frente e pronto! Lembre-se! A partir de agora você não precisa mais instalar coisas globais, apenas nas dependências do seu projeto!

          Para rodar um projeto Angular então, basta de dentro do diretório do projeto executar:

npx ng serve

          Segue o link do projeto com exemplos e a documentação:         


          Abraços!